Na avenida Rio de Janeiro(atual avenida Getúlio Vargas), próximo ao Mercado Municipal, encontra-se um obelisco ornamentado com a técnica de mosaico. Influência egípcia na arte romana, serviu de modelo para monumentos decorativos, como a coluna de Trajano e a coluna de Marco Aurélio. O obelisco reflete a monumentalidade - no entanto o exemplar retratado tem um comprimento de aproximadamente 2 metros. O mosaico, também apresentado como influência romana evidente no monumento, possuía originalmente uma função prática: a de impermeabilizar pisos, sendo também empregada, em Roma, na decoração de fontes, colunas e tetos, apesar de sua função principal, hoje, ser a decorativa. Os materiais utilizados no mosaico em questão foram pedras de tom laranja e pastilhas de cores variadas (bege, marrom, branco e preto).
Função: demarca a construção da avenida Rio de Janeiro e foi possivelmente inspirada na Passarela do Obelisco - situada na cidade que leva o nome da avenida uberlandense, em Ipanema.
No piso do monumento nota-se também o mosaico semelhante ao o calçadão da praia do Rio de Janeiro, composto de ondulações feitas por meio da alternação de pedras pretas e brancas.
Grupo: Isabella Moraes, Priscila e Marina Soares.
Onde quando e quem inventou esse monumento?
ResponderExcluir