sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Casa da Av. Uirapuru, nº800






      Neste trabalho de artes desenvolvido pelo professor Marlon nós e os outros grupos buscamos elementos da arquitetura romana nas construções de Uberlândia. O nosso grupo encontrou uma casa no bairro cidade jardim (mas precisamente na Av. Uirapuru, nº800). A casa possui vários elementos da cultura romana que por sua vez aprendeu essas técnicas com o povo grego. Na entrada da casa notamos quatro colunas muito parecidas com o estilo dórico (grego) que “sustentam” um frontão, também herdado dos gregos. O frontão é uma fachada que acompanha o desenho do telhado, dando uma melhor estética a construção. Esses elementos da cultura romana foram feitos de: Frontão: argamassa, cimento, areia, pedras pequenas e tijolos, além de receber uma pequena estrutura de ferro, que se estende pelo telhado. Colunas. Estrutura em ferro com cimento, areia, pedras pequenas e argamassa, como um poste. Por não possuir tijolos a estrutura de ferro teve que ser mais reforçada, para evitar problemas futuros.

Alunos: Bruno Guilherme
              Felipe dos Santos
              Vitor Hugo
1º Eta

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

London pub Uberlândia

As evidências romanas encontradas são o arco e as falsas colunas. A arquitetura do local é temática, devido a sua destinação (um clube noturno) inspirado na cultura inglesa, porém, apresenta elementos da cultura pragmática romana, como se comprova nos templos e casas daquele tempo e região.  O pub foi criado em 1987 e fica na Floriano Peixoto, 39 (Uberlândia-MG) agregando alguns elementos romanos para complemento da arquitetura e decoração. Os materiais empregados são aqueles comuns a quaisquer construção, como cimento, areia e concreto. A pintura monocromática foi empregada para a melhor uniformização e caracterização do local de acordo com seu tema proposto.
 
Por Jordhana C. Fernandes

Antiga Universidade de Odontologia



As imagens ilustram o projeto inicialmente comandando pelo Frei Egidio de Parisi, na época atuante na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada ao lado na rua Engenheiro Diniz, no bairro Martins. Acredita-se que a intenção primordial era um espaço para poder catequizar, abrigar ou um próprio convento para fieis. A construção tem aproximadamente 70 anos, sendo completamente erguida por volta de 1943. Posteriormente a instituição foi doada para a faculdade de odontologia da UFU, onde até hoje funciona como órgão de fundações da universidade.






































Letícia Gervásio
Ana Paula Dias
Juliana Diniz