quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Oficina Cultural de Uberlândia




O conjunto de construções onde se encontra localizada a Oficina Cultural data do início do século 20 e tem suas origens históricas ligadas à energia elétrica em Uberlândia. As linhas arquitetônicas são em estilo romano que foi muito influenciada pela cultura da Grécia antiga e também foi influenciada pelos etruscos difundindo-se por diversos tipos de arquitetura utilizada pelos romanos como o aqueduto, a basílica, Panteão, as colunas (jônica), etc. A casa, que se encontra na rua Rua Tiradentes, 24 , Bairro Fundinho, teve como inspiração romana as colunas, que além de servirem assim como sustentação, são decorativas. Pois no pensamento romano, o últil deveria ser belo.

Grupo: Júlia Guerra, Juliana Bortoletto e Marina Davi.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casa rua Goiás






As influências romanas existentes nessa casa, localizada no Centro da cidade de Uberlândia na rua Goiás número 80 próximo ao colégio Museu,
são os arcos e as falas colunas como podemos perceber.
Os materias mais utilizados nessa construção  foram o concreto e um tipo de cerâmica que serviu como decoração nas falsas colunas, os arcos  e as falsas colunas presentes na construção foram feitos para decoração e para seguir um modelo antigo de casas como as contruções romanas, mais sua função principal é para sustentação.


Grupo:
Caroline Dias, Jaqueline Dias, Isabela Paiva,
Milena Dorázio

Antiga Prefeitura (Parte II)





 Podemos perceber na antiga prefeitura de Uberlândia algumas marcas da arte romana como: arcos e colunas. Os arcos na arquitetura romana tinha função de sustentar as grandes construções como as igrejas e os templos, na antiga prefeitura de Uberlândia tem como função só a decoração. Já as colunas utilizadas na construção da antiga prefeitura de Uberlândia além da decoração tem a função de sustentação. A antiga prefeitura de Uberlândia é uma construção como outras encontradas no nosso cotidiano que se utilizaram algumas marcas da arquitetura romana.

Grupo:Filipe Marciano, Tulio Pequeno, Gabriel Morais

sábado, 13 de novembro de 2010

Casa Morada da Colina






A casa foi construída em 2003 no bairro Morada da Colina e planejada especificamente para a família proprietária atual do imóvel. Foram realizadas pesquisas relacionadas à arquitetura romana e grega pelo próprio proprietário do estabelecimento, este é formado em história e amante das civilizações em questão. As informações foram repassadas para engenheiro e arquiteto, os quais foram responsáveis pela elaboração do design externo do domicílio.
Observamos características da arquitetura das civilizações romana e principalmente grega, afinal de contas a arquitetura romana é intrinsecamente ligada à arquitetura grega, tais elementos: colunas jônicas, caracterizadas por serem enfeitadas e mais finas que as dóricas e, inclusive um fator que traz um ar curioso à casa, a presença de falsas colunas. O sistema de arquitrave, o frontão - parte triangular acima do sistema de arquitrave, o peristilo e a simetria. Também é possível perceber a presença do pórtico – uma entrada, espécie de ‘varanda’e o podium.

Grupo: Ana Vera  e Isabel

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Castelli Hall




As influências romanas existentes no salão de festa Castelli Hall, localizado na Rua Lindormira Borges do Nascimento e no Bairro Shopping Park da cidade de Uberlândia são as colunas (jônica) e o frontão. Construídas no dia 26 de setembro de 2oo2, do material concreto e ferro. Tanto as colunas, quanto o frontão, têm a função de sustentar o telhado da entrada e também para decoração.

Alunas: Ana Paula Barbosa, Bruna Bastos, Giovanna Ângelo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mosaico Sahtten









Esse mosaico está no Restaurante Sahtten Av. João Pinheiro 220 no centro de Uberlândia.
Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.O mosaico na atualidade é usado como decoração, mais a sua função inicial era impermeabilizar paredes e pisos.


Grupo:Rafael Ribeiro, Arthur Bittar e Gustavo Lima


O mosaico em questão retrata a vida no campo e está em uma parede.

Obelisco Av. Getúlio Vargas






Na avenida Rio de Janeiro(atual avenida Getúlio Vargas), próximo ao Mercado Municipal, encontra-se um obelisco ornamentado com a técnica de mosaico. Influência egípcia na arte romana, serviu de modelo para monumentos decorativos, como a coluna de Trajano e a coluna de Marco Aurélio. O obelisco reflete a monumentalidade - no entanto o exemplar retratado tem um comprimento de aproximadamente 2 metros. O mosaico, também apresentado como influência romana evidente no monumento, possuía originalmente uma função prática: a de impermeabilizar pisos, sendo também empregada, em Roma, na decoração de fontes, colunas e tetos, apesar de sua função principal, hoje, ser a decorativa. Os materiais utilizados no mosaico em questão foram pedras de tom laranja e pastilhas de cores variadas (bege, marrom, branco e preto).
Função: demarca a construção da avenida Rio de Janeiro e foi possivelmente inspirada na Passarela do Obelisco - situada na cidade que leva o nome da avenida uberlandense, em Ipanema.
No piso do monumento nota-se também o mosaico semelhante ao o calçadão da praia do Rio de Janeiro, composto de ondulações feitas por meio da alternação de pedras pretas e brancas.
Grupo: Isabella Moraes, Priscila e Marina Soares.

Igreja Santa Terezinha




A igreja Santa Terezinha (atual matriz de Uberlândia) encontra-se implantada em um terreno localizado no centro do quarteirão do lado Nordeste da Praça Tubal Vilela. Quando foi inaugurada, era a construção mais alta da cidade, e sua torre dominava a linha do horizonte.
Na construção do projeto, o qual teve suas obras iniciadas em 1939, podemos perceber características romanas e gregas como, no topo da torre a abóboda de meia laranja, que tem seu revestimento de zinco. Os arcos eram utilizados por suas diversas aplicações que ele pode ter, observa-se principalmente a sua utilização em portas, janelas, pontes, aquedutos,etc... Porém na igreja santa terezinha, o arco é utilizado apenas como elemento decorativo,o contrario das colunas na entrada da igreja que são utilizada para sustentação e também contem influencias.
Após sua inauguração a igreja passou por apenas três reformas significativas.

Fernanda Franco
Ana Laura Trindade

Escritório Administrativo do Castelli Hall e Master





Buscando elementos da arquitetura romana nas construções de Uberlândia,  nosso grupo encontrou o Escritório Administrativo  do Castelli Hall e Master (Uberlândia/MG) , localizado na  Rua Lidormira Borges do Nascimento, 6000 - Shopping Park.  O escritório possui vários elementos da cultura romana que por sua vez reproduziram técnicas do povo grego. Percebemos duas colunas parecidas com o estilo dórico (grego); revelado como o mais antigo dos existentes na arte grega, à coluna da ordem dórica assemelha-se a definição de masculinidade, visto possuir uma imagem robusta e maciça também apresenta formas geométricas, regras rígidas, uma elegância formal e um equilíbrio de proporções; que “sustentam” um frontão, também herdado dos gregos. O frontão é um conjunto arquitetônico de forma triangular que decora normalmente o topo da fachada principal de um edifício, sendo constituído por duas partes essenciais: a cimalha (base) e as empenas (dois lados que fecham o triângulo). Provém da arquitetura clássica greco-romana. A estrutura foi criada em 26 de setembro de 2002,  feita com ferro, concreto e argamassa. Sua função e de sustentar o telhado de entrada e decorar.
Grupo: Ana Carolina Barbosa e Débora Salim
1 ETA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Antiga Prefeitura de Uberlândia

Na antiga prefeitura de Uberlândia, podemos perceber algumas influências da arte romana em sua construção. São influências da arte romana na construção da prefeitura de Uberlândia o arco e as colunas. A função das colunas é a sustentação e a decoração, já o arco tem como função decorar. O arco é a característica mais importante da arte romana. Já a coluna, apesar de estar presente na arte romana, foi usada primeiramente pelos gregos. A antiga  prefeitura é um local bastante interessante para quem quer conhecer um pouco mais sobre a arte romana. Ela fica na praça do coreto no centro da cidade de Uberlândia.






Grupo:
Gabriel Machado,
Rafael Dias,
 Henrique Hordones.

Casa da Avenida Liberdade

As fotos abaixo correspondem a uma residência que se localiza na Avenida Liberdade, no Bairro Copacabana. Foi construída há mais de 20 anos e para obter essa arquitetura foi necessário um longo período de mão-de-obra. Os materiais empregados foram: concreto, gesso para o teto, argamassa, tijolos, telhas, cal, areia, assoalho de madeira, mármore bege e lustre de cristal.
Essa construção recebeu grandes influências das obras romanas que buscam expressar um ideal de beleza, no entanto ao mesmo tempo uma preocupação em expressar a realidade vivida. Algumas características da arte romana inserida neste edifício foram o peristilo (colunas), o frontão, o pórtico e a escadaria. Esses elementos enriqueceram a construção, visto que ornamentaram e enfeitaram a estrutura.






Alunas: Lara Esteves
Luiza Dalvi
Natália Fernandes
Série: 1º eta
Professor: Marlon Oliveira